Localizada em Boraceia, interior de São Paulo, as fazendas da família Sgavioli iniciaram no ramo de laticínios, porém, hoje atuam também nas culturas de soja e cana-de-açúcar. Recentemente é administrada por Mirto Neto, da terceira geração da família.
Problema:
Mirto Sgavioli Filho tinha certeza de que precisava de um software de gestão que suportasse o crescimento da fazenda. Chegou a ter uma experiência com um que não atendeu suas expectativas. Até que, finalmente, ele encontrou o CHBAGRO.
Por que implantou CHBAGRO?
"Percebo que a linha de frente do software tem sempre a preocupação de evoluir, o que considero muito importante", detalha Mirto.
Outro ponto que ele considera positivo é poder contar com as informações que precisa em relatórios que podem ser usados da maneira que melhor o atenda. "Podemos, por exemplo, alterar os dados que aparecem nos gráficos. Esta flexibilidade melhora significativamente a tomada de decisões".
Diagnóstico:
"Às vezes, os agricultores erram ao confundir prioridades. É um equívoco gastar tempo e energia em questões operacionais, como maquinário ou gestão de frotas. O importante é qualidade, custos e produtividade da lavoura", orienta Mirto.
"Se aplicamos insumos demais pode custar caro. Se aplicamos de menos, também. Temos que aplicar na medida certa. O CHBAGRO é um sistema redondo que otimiza a gestão agrícola."
Execução:
Os técnicos da ferramenta, segundo Mirto, sempre foram muito atenciosos e não mediram esforços para sanar alguns problemas iniciais relatados pelos usuários da ferramenta nas Fazendas Sgavioli.
Quando o sistema CHBAGRO não realizava determinada função necessária ao negócio, o próprio pessoal do suporte recomendava outros sistemas que a fizesse. Por exemplo, para fazer a telemetria das máquinas utilizadas nas fazendas foi adotada a solução de um parceiro. Porém, este roda em sinergia com o CHBAGRO.
Resultados:
"É importante ter uma boa ferramenta de gestão como o CHBAGRO para facilitar o trabalho administrativo de forma que os gestores possam ter foco integral à produtividade da cultura deles, seja soja, cana-de-açúcar ou qualquer outro produto."